BEM VINDO!!!

Olá,

Aqui no Lugar da Fala você encontra bons bate-papos, dicas e outras informações para se comunicar bem.

Seja bem vindo!!!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que é língua presa?


Quando as pessoas falam sobre "língua presa", provavelmente referem-se ao encurtamento do frênulo ou freio lingual.
Esta situação pode ou não comprometer alguns sons da fala como "L", "R", "S", "Z" e outros. E também pode alterar o posicionamento da língua na cavidade bucal.
Cada caso será resolvido de acordo com suas características específicas. Algumas pessoas tem a indicação de frenectomia (pequena incisão cirúrgica no frênulo), que é realizada pelo médico. Em outros casos, o tratamento fonoaudiológico com a musculatura desta região pode resolver a queixa.
Se você tem dúvidas sobre o seu caso, marque uma avaliação com um fonoaudiólogo.
E boa consulta!

Se esta dificuldade está presente no seu filho, veja também: Como o fonoaudiólogo trabalha com crianças: os exercícios na fonoterapia

7 comentários:

Anônimo disse...

ola,minha filha tem 9 anos enao conseque aprender a ler,como a fonoaudiologia pode ajuda-la?

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Oi
Leia este artigo: http://lugardafala.blogspot.com/2008/09/atuao-do-fonoaudilogo-com-escrita.html
E se ainda tiver dúvidas, pode escrever.
Obrigada pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola..
Eu teho a lingua curta, na qual eu ñ consigo realizar certos movimentos com ela. Eu queria saber se existe algum tipo de sirurgia para que minha lingua volte ao tamanho normal.

Fonoaudióloga Kátia Bianchi disse...

Olá
Quando há uma "alteração orgânica de tamanho" de algum órgão fonoarticulatório, deve-se consultar um médico otorrinolaringologista.
Boa consulta!

futebol disse...

queria saber que medico mais perto de ribeirão das neves para mim fazer a consulta

futebol disse...

queria saber que medico mais perto de ribeirão das neves para mim fazer a consulta

Lugar da Fala - Fga Kátia disse...

Olá
Você precisa marcar consulta com um otorrinolaringolista na sua região. Se estiver procurando por um fonoaudiólogo, entre em contato com o Conselho Regional (http://www.crefono6.org.br/)para descobrir um profissional nas proximidades.
Obrigada pela visita ao Lugar da Fala!

Quem esteve aqui este mês